Com o objetivo de proteger a comunidade e os profissionais da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando várias ações de enfrentamento ao novo Coronavírus. Entre as medidas preventivas, foram instalados túneis de desinfecção na entrada da Unidade de Saúde Manoel Pedro Pires Filho e no portão principal que dá acesso à Escola Municipal Divina Ribeiro Borges.

Na outra Unidade de Saúde, bem como no Ambulatório da Covid, além do túnel, foram instalados lavatórios, para que ao buscar o atendimento no local, o cidadão possa higienizar suas mãos. De acordo com a secretária municipal de saúde, Maria Auxiliadora da Paixão Aires, estão sendo realizadas um conjunto de ações preventivas, que visam garantir a segurança aos frequentadores destes espaços públicos.

Quanto à proteção aos servidores da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, a Secretaria, por meio do programa “Saúde do Trabalhador”, implementou o projeto “Cuidando de Quem Cuida da Gente”, que além da realização contínua do teste rápido, disponibiliza medicações. Ainda segundo a secretária de saúde, o projeto foi implantado no mês de agosto e já realizou, mediante prescrição médica, a entrega dos kits de medicamentos aos servidores da saúde.

“Recentemente inserimos o teste rápido de Covid-19 no projeto com a intenção de atender todos da área da saúde. Por meio desse projeto, já disponibilizamos a vitamina C com zinco e a vitamina D3 como forma de garantir o fortalecimento da imunidade dos nossos servidores que estão em atividade e que mantêm contato frequente com pacientes suspeitos ou infectados com a Covid-19”; disse a secretária, explicando que todas as ações contam com o apoio da Prefeitura, por meio do prefeito Júnior Marajó.