Unidade de Vigilância em Zoonoses de Cariri do Tocantins é oficialmente inaugurada pela Prefeitura Municipal
Publicado em: 30/08/2021 ás 14:29:00 Autor: Marcelo Sousa

A Prefeitura de Cariri do Tocantins, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, 30/08, uma cerimônia religiosa conduzida pelo padre da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Domingos Pereira, para inauguração oficial da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) Canil Municipal.

Devido à pandemia de Covid-19 e em cumprimento aos protocolos de segurança exigidos contra a disseminação do novo Coronavírus, a inauguração do local foi restrita somente à participação de um número reduzido de servidores e contou com a presença do prefeito Júnior Marajó, do vice-prefeito, Marcelinho e da secretária municipal de saúde, Vanessa Vancetto Nazato.

Na ocasião, o prefeito Júnior Marajó agradeceu a toda a equipe envolvida na idealização do projeto e falou sobre a importância do mesmo. “Este é um momento de muita alegria em estarmos inaugurando esta unidade que foi concluída com a graça de Deus e que é de suma importância para o desenvolvimento do nosso município”; disse.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses foi estruturada para a execução de serviços de vigilância, prevenção, e controle de zoonoses, como teste rápido de Leishmaniose canina, vacinação antirrábica, coleta e análise de escorpião, coleta e análise de barbeiro (causador da doença de chagas), controle e combate do Aedes Aegypti e vigilância entomológica do Aedes Aegypti.

Durante a inauguração também foi realizada a UVZ em Ação, que consiste na efetivação de serviços de castração de animais conforme critérios específicos do serviço de vigilância, além de aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos e o teste rápido para diagnóstico de Leishmaniose canina.

Para garantir os atendimentos disponíveis é necessário que os animais mencionados sejam conduzidos por seus próprios donos até a UVZ Canil Municipal, localizada próximo ao Balneário da cidade e aberto para funcionamento de segunda a sexta-feira, nos horários das 08:00h às 11:00h e também das 13:00h às 17:00h.

“Estamos muito animados em podermos participar, mesmo que em um número reduzido, da inauguração oficial do nosso canil municipal, pois a construção desta unidade é mais uma demonstração de que a atual gestão está empenhada em trabalhar pelo progresso e o avanço da nossa cidade”; comentou a secretária municipal de saúde, Vanessa Vancetto Nazato.