PREFEITURA DE CARIRI INSTALA ABATEDOURO MUNICIPAL DE AVES E FORTALECE A AGRICULTURA FAMILIAR
Publicado em: 02/12/2020 ás 15:30:00 Autor: Ceila Menezes e Marcelo Sousa

Com o objetivo de atender os produtores rurais da agricultura familiar, a Prefeitura de Cariri, por meio de Secretaria Municipal de Agricultura, instalou o abatedouro municipal de aves. O abatedouro, que foi montado onde antigamente funcionava a indústria de doces, tem capacidade para abater até 350 aves ao dia e conta com equipamentos industriais e espaço higienizado; atendendo as normas de segurança em saúde, sob a fiscalização do médico veterinário do município, Rafael Noleto, que também atua na coordenação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Localizado na Rua Sete com a Avenida Federal, à margem da BR 153, o abatedouro municipal de Cariri do Tocantins, tem suprido a demanda gerada pelo município, no que corresponde ao abate exclusivo de aves como frangos, garantindo renda direta e indiretamente aos pequenos produtores. “O local foi preparado seguindo todas as normas de segurança e vigilância em saúde, exclusivamente para atender o agricultor familiar. A média de produção varia de acordo com a necessidade dos produtores”, destacou o veterinário.

Ainda segundo o profissional, estes produtores adquirem as aves ainda nos primeiros dias de vida e as criam em suas propriedades até o momento que são encaminhadas para o abate. “Nesta fase, as aves são levadas até o abatedouro municipal, onde é feito o abate humanizado e preparo da carcaça, conforme a legislação”, afirmou Rafael Noleto.

O prefeito, Júnior Marajó, destacou a importância do abatedouro municipal de aves. “Nossa gestão tem esse compromisso com o pequeno produtor. Esse abatedouro vem com essa proposta, de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, que além de fornecerem seus produtos com qualidade e segurança, aquece também a economia local por meio da comercialização destes produtos, tanto no comércio, feira municipal do produtor rural e merenda escolar”, finalizou o prefeito.