PREFEITURA DE CARIRI DO TOCANTINS PRODUZ FORRAGEM ANIMAL EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Publicado em: 28/05/2021 ás 06:57:00 Autor: Marcelo Sousa

A Prefeitura de Cariri do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura realiza em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), experimentos para a produção de forragem animal feito com capim-açu, com a proposta de fornecer suprimento a animais durante o período mais seco do ano.

Conforme explicou o professor da UFT, Rubens Ribeiro, o experimento é executado na Chácara Santa Rita, porém algumas mudas do capim-açu doadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) de Palmas foram repassadas ao município de Cariri para serem multiplicadas e distribuídas aos pequenos produtores rurais.

As mudas foram plantadas em uma área situada no Balneário Municipal de Cariri e a intenção é que a prefeitura ceda toda a assistência necessária aos pequenos produtores, mediante à consultoria oferecida em parceria com a Universidade para a produção da forragem animal até que o sistema de produção no município se torne efetivo para o consumo animal.

A distribuição das mudas deverá ser efetivada gradativamente até que todos os proprietários de assentamentos, fazendas ou chácaras, interessados pela produção sejam contemplados com a doação executada por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, em benefício dos produtores rurais residentes na região de Cariri.

Para o secretário municipal de agricultura, Vanderlei Neto, a novidade pretende garantir mais apoio aos agricultores caririenses. “Fizemos o plantio do capim-açu para servir mudas aos pequenos produtores rurais e, com o apoio da prefeitura disponibilizando maquinários, poderemos oferecer um plantio de qualidade e com o melhor custo benefício”; destacou.