CAMPANHA MARÇO LILÁS É DIVULGADA À COMUNIDADE CARIRIENSE COM A REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS OFERECIDOS ÀS MULHERES
Publicado em: 22/03/2021 ás 12:24:00 Autor: Marcelo Sousa

A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da prefeitura de Cariri do Tocantins, iniciou na manhã desta segunda-feira, 22/03, a semana de conscientização pela prevenção contra o câncer do colo de útero, como forma de divulgação da campanha Março Lilás, mediante a realização de serviços médicos oferecidos à comunidade feminina.

O câncer do colo uterino é uma doença de desenvolvimento lento que pode não apresentar sintomas em sua fase inicial, e a detecção precoce da doença, feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e possibilitar maior chance de tratamento.

No decorrer de toda a semana e em conformidade com os protocolos de segurança exigidos em defesa contra a pandemia, as mulheres caririenses poderão comparecer ao posto de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Pedro Pires Filho para a realização de consultas médicas e exames de prevenção disponíveis diariamente até a sexta-feira, 26.

Serviços de aplicação da vacina tetravalente contra HPV em meninas com faixa etária dos 09 aos 14 anos também são oferecidos durante toda a campanha, além de orientações sobre os cuidados com a saúde, e o teste rápido para diagnóstico positivo ou negativo de infecção por Covid-19 a todas quanto desejarem.

A secretária municipal de saúde, Vanessa Vancetto Nazato, informou que os serviços oferecidos na campanha devem servir de estímulo para que as participantes cultivem o hábito de se preocupar com a saúde. “É essencial que todas nós separemos um tempo para nos cuidar, a fim de evitar que tenhamos futuras complicações por qualquer descuido”; comentou.