A partir desta quarta-feira, 06/10, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Cariri do Tocantins, com aprovação do Comitê Municipal de Enfrentamento da Crise Educacional dá início à efetivação de aulas em modo semipresencial para grupos reduzidos de estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

Conforme decisão analisada e aprovada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento da Crise Educacional de Cariri, para garantir proteção contra a disseminação do novo Coronavirus no ambiente escolar, as duas unidades municipais de ensino deverão cumprir com medidas consistentes de segurança a partir deste novo período letivo.

Dentre as medidas confirmadas está a efetivação de aulas intercaladas por semana, em atendimento a no máximo 50% da capacidade total de alunos matriculados em turmas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Luzia Souza Ferreira e da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, conforme autorização concedida pelos pais ou responsáveis.

Todos os servidores da educação municipal, incluindo professores, secretários, porteiros, motoristas, dentre outros, foram vacinados contra a Covid-19, proporcionando maior segurança aos alunos, além da disponibilização de álcool em gel em cada sala de aula e a obrigatoriedade do uso de máscara durante a realização das aulas ministradas nas duas unidades de ensino.

Para o retorno deste novo período letivo, também foram implantadas algumas adaptações na estrutura de cada unidade escolar com sinalizações visuais correspondentes a alertas e orientações sobre distanciamento social, uso de máscara, além da instalação de pias para higienização das mãos de cada aluno, dentre outras adequações.

Os estudantes que não foram autorizados pelos pais ou responsáveis a participarem das aulas executadas no ambiente escolar continuarão sendo atendidos em suas próprias residências por meio do ensino remoto aplicado desde o início da pandemia, mediante ao recebimento semanal de materiais contendo as atividades de apoio didático.

“Nosso maior objetivo é garantir a aprendizagem dos nossos alunos e também primar pelos protocolos sanitários e de biossegurança que serão obedecidos, levando em consideração a saúde dos nossos servidores e de todas nossas crianças e estudantes”; enfatizou a secretária municipal de educação, Marília Medeiros.