O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em sua fase inicial tem evolução silenciosa. A timidez é um dos grandes impedimentos de que o homem procure atendimento para consultas de rotina.

Segundo especialistas, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (Inca), homens a partir de 45 anos devem realizar exames anuais. Além disso, se houver histórico familiar da doença, o médico deve ser procurado a partir dos 40 anos de idade.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos.

Prevenção

 Segundo o Instituto Nacional de Câncer manter uma dieta equilibrada e rica em frutas, vegetais, grãos e cereais integrais pode diminuir o risco de câncer e outras doenças crônicas.

A prática de atividades físicas diárias, ao menos meia hora por dia, também ajuda, assim como evitar o tabagismo e a ingestão de álcool.

Em Cariri do Tocantins a Unidade Básica de Saúde dedica as terças-feiras para atendimentos da saúde do homem. Os atendimentos acontecem a partir das 17h, sob agendamento, que pode ser feito, inclusive, por telefone por meio do número 3383- 1221.