Com o aumento das chuvas é necessário também redobrar os cuidados para não deixar criatórios para o mosquito aedes aegypti, causador da Dengue, Zica e chikungunya e, para esclarecer a população sobre essas doenças e ainda sobre a Febre Amarela a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 08, o 1º Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti de 2018.

As equipes vistoriaram os quintais, recolheram materiais que serviriam de criatório para o mosquito, realizaram a entrega de materiais informativos.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Auxiliadora Aires, antes de ser realizado esse mutirão os servidores passaram por uma capacitação. Também foi realizada uma palestra aos idosos na última terça-feira, 06, e ainda será ministrada palestra aos alunos da rede municipal e apresentação de peças teatrais pelos alunos.

A secretária destaca a importância dessas ações de conscientização, pois mesmo as pessoas sabendo dos riscos dessas doenças muitas vezes deixam acumular água em alguns locais que se transformam em criatórios do mosquito. Ela enfatiza que todos os moradores devem se unir para combater esse mosquito. “É um trabalho contínuo e que todos devem estar empenhados”, comentou.

Paralelo às visitas dos servidores, as máquinas da Secretaria de Infraestrutura estavam realizado a limpeza de diversos lotes.

A equipe da Vigilância Sanitária também vai realizar atividades específicas de educação permanente nos estabelecimentos que são vistoriados pela vigilância.

O evento teve a parceria das Secretarias de Assistência Social, Educação e Infraestrutura.