O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e os cuidados que as mulheres devem ter com sua saúde. A data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Em Cariri do Tocantins, nessa terça-feira, 24, acontece o dia D de conscientização sobre a doença. Uma série de ações voltadas à saúde da mulher acontece na Unidade Básica de Saúde.

Durante a abertura do evento, a secretária de Saúde, Maria Auxiliadora Aires, agradeceu a adesão das mulheres a esse dia de reflexão sobre a saúde da mulher e que a equipe está preparada para diariamente recebê-las para os cuidados. “É com a alegria que recebemos a cada uma e queremos sempre contar com o apoio da comunidade”, destacou.

A primeira-dama Dayane Rodrigues participou do evento e chamou a atenção das mulheres para se despertarem ao cuidado consigo. “Às vezes cuidamos muito da casa, do esposo, dos filhos e terminamos esquecendo de cuidar da nossa saúde. Que conscientizemos a nós, às nossas amigas, mães, irmãs e filhas de se conhecendo. Muitas vezes as mulheres são pegas de surpresa com o câncer de mama por não se tocarem, não se conhecerem, e precisamos nos conhecer. Se observamos que tem algo de diferente que procuremos a equipe de saúde que está aqui preparada para atender”, enfatizou completando que as brasileiras não têm o hábito de procurar o médico para se prevenir, mas que vão quando já estão sentindo alguma anormalidade. “Temos que mudar isso. Temos que começar a nos prevenir”, pontuou.

O prefeito Junior Marajó agradeceu à equipe da saúde pelo empenho para promover esse evento de conscientização e também parabenizou às mulheres por estar participando das ações.

Durante o evento estão sendo oferecidos consultas com ginecologista, exame citológico, teste para detectar o vírus do HIV, Hepatite B, Sífilis, ultrassonografia de mama, massoterapia, solicitação de mamografia, atualização do cartão de vacina, atendimento com nutricionista, agendamento de exames, além de atendimentos de beleza como cabeleireiro e design de sobrancelha.

Aparecida dos Reis, de 57 anos, aprovou a iniciativa e realizou exames, fez os testes rápidos e destacou que vários atendimentos disponíveis no mesmo ambiente facilitam para a realização. “Fazia bastante tempo que não realiza exames. Gostei bastante da iniciativa. As médicas são bastante atenciosas”, comentou.

Andressa Gonçalves, de 20 anos, passou pela ginecologista e realizou exames. Ela lembrou que os atendimentos são oferecidos na unidade, mas que um dia dedicado a essas ações colaboram muito e animam a mulher a aproveitar a oportunidade.

Quem também gostou da iniciativa foi Maria Aparecida Oliveira, de 53 anos, que foi ao posto especialmente para realizar a ultrassonografia de mama. “Eu sempre procuro o médico para consultas de rotinas, mas há muitas mulheres que esperam uma ação dessas para vir se examinar, por isso é importante essas ações acontecerem”, expôs.