Nesta sexta-feira, 06 e neste sábado, 07, a equipe do Projeto Visão da Associação de Funcionários de Empresas Públicas e Privadas do Centro Norte de Minas Gerais, está em Cariri do Tocantins realizando atendimentos oftalmológicos.

Essa associação percorre todo o país realizando esses atendimentos gratuitos em parceria com as prefeituras. Segundo o coordenador do projeto, Osvando Ferreira, as cidades são  contempladas com base nos dados repassados pelo Ministério da Saúde, e antes, uma equipe visita a cidade para constatar a necessidade dos atendimentos. Em cada município, são realizados até 400 consultas. Conforme Osvando a equipe é capacitada para diagnosticar todos os tipos de patologias relacionadas à visão.

Vanusa Pereira, levou a filha Thaynara Sousa, de 10 anos, para realizar o procedimento. Segundo ela, a filha estava reclamando que não estava enxergando bem e tendo fortes dores de cabeça. Para ela, foi um alívio ter essa oportunidade de atendimento gratuito.

Quem também gostou da iniciativa e aproveitou, foi o jovem Luís Costa, morador da zona rural, que veio à cidade passar pelo médico. Ele comenta que há algum tempo tem dificuldade para ler. “Quando vou lê as letras embaralham. E quando soube que teria esse atendimento me organizei para estar aqui”, comentou.

A secretária de Saúde Maria Auxiliadora Aires destaca que Cariri recebe com muito carinho esse Projeto e que essa parceria é importantíssima para a qualidade da saúde da população.

Pré-diagnóstico

No último dia 19 a equipe da Saúde da Família realizou na Escola Municipal Divina Ribeiro Borges uma triagem oftalmológica com os alunos. Durante todo o dia mais de 400 crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos receberam os atendimentos para o pré-diagnóstico de tracoma e miopia.
Após a triagem, 140 alunos foram diagnosticados com alguma dificuldade e serão atendidos por essa equipe do Projeto Visão.