"Vivendo Bem na Melhor Idade" inicia com foco na importância da participação do idosos
Publicado em: 01/08/2017 ás 15:25:00 Autor: Heliana Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 1º, a Secretaria da Assistência Social deu início ao programa “Vivendo Bem na Melhor Idade”, que visa promover a saúde física e mental por meio da prática esportiva e outras ações que estimulem o bom funcionamento do corpo às pessoas que estão na terceira idade.

A secretária da pasta, Dayane Rodrigues, deu as boas-vindas aos participantes e falou dessa parceria para realizar o projeto destacando a participação ativa dos profissionais das áreas da Educação Física, Assistência Social, Psicologia e demais servidores. Ela comentou que o projeto só será perfeito se houver a participação e o engajamento dos caririenses. “Vocês são a razão desse programa, e temos uma equipe de profissionais variados para atendê-los. Queremos vocês cem por cento bem”, destacou completando que o programa também está aberto a sugestões.

O idealizador do projeto, o educador Físico Francismar Oliveira, explanou que o programa Vivendo Bem precisa da participação de todos para que se divirtam e principalmente, cuidem da saúde. “Vocês trabalharam, criaram os filhos, muitos ajudam a criar os netos, outros tanto estão aposentados, mas continuam trabalhando para complementar a renda, e muitas vezes esquecem da própria saúde e nesse programa teremos  como cuidar dela e ainda interagir”, expôs.

Francis, como é conhecido, assegurou que tudo o que estudou na faculdade voltado para  melhor idade será aplicado nesse programa em Cariri. Comentou que além das atividades físicas haverá ações para estimular o cérebro, como jogos de tabuleiro. “Vocês precisam exercitar o cérebro e também vamos trabalhar com alongamento para vocês melhorarem a flexibilidade, com a musculação adaptada e outras atividades”, afirmou completando que a prefeitura adquiriu todos os itens necessários para as práticas previstas pelo projeto.

O prefeito Junior Marajó agradeceu aos participantes por abraçar o projeto e destacou que uma de suas preocupações é atender a demanda do público da melhor idade. “Quando o Francis apresentou esse projeto, gostamos da ideia e abraçamos porque acreditamos que temos que promover o bem-estar das pessoas que estão na terceira idade. Temos a preocupação de melhorar a vida das pessoas e faremos o possível para isso, mas também precisamos da colaboração e participação de vocês”, enfatizou.

Neste primeiro dia os participantes realizaram alongamentos, dança e puderam ainda por meio das profissionais da Saúde aferir a pressão arterial e verificar o nível glicêmico.

A programação contará sempre com jogos, brincadeiras, alongamentos, caminhadas e exercícios com acompanhamento. O Vivendo Bem na Melhor Idade acontecerá todas as terças e quintas a partir das 8h, no Balneário Municipal, e sempre haverá um ônibus na sede da Cras disponível para transportar o público até o local da programação.