Especialização
Secretária Municipal de Educação participa do encontro estadual que reúne educadores e dirigentes de educação dos 139 municípios para discutir implementação do Documento Curricular do Tocantins
Publicado em: 26/10/2018 ás 11:32:00

Educadores e dirigentes municipais dos 139 municípios estão reunidos em Palmas, no período de 24 e 25 de outubro, no Encontro Estadual de Implementação do Documento Curricular do Tocantins. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o evento visa oportunizar o amplo debate acerca do documento, que será utilizado para nortear a elaboração das propostas pedagógicas da educação infantil e do ensino fundamental, nas escolas públicas e particulares do Estado, a partir de 2019. Durante o encontro, que acontece na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, as metodologias para a implementação do Documento Curricular estão sendo abordadas por meio de palestras e oficinas. A iniciativa é apoiada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O Documento Curricular do Tocantins foi construído a partir da Base Nacional Comum Curricular, aprovada no final do ano passado, que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Assim como no processo da BNCC, o Documento Curricular foi elaborado de forma democrática com participação dos educadores dos 139 municípios e de instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e o Conselho Estadual de Educação (CEE).

"Feliz em participar deste momento de extrema importância para o futuro da educação no cenário nacional. Os organizadores do evento estão de parabéns, pois além de nos colocar a par de todo o documento curricular nos proporcionou também, momentos práticos coma realização de oficinas distintas com base nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Artes, Língua Inglesa, Ciências Naturais, Ensino Religioso, Arte e História. Foi um momento enriquecedor que irá contribuir muito com a prática do ensino em sala de aula." Afirma a Sec. de Educação, Solange Santana.

Adequação e regionalismo

A gestora estadual da Educação enfatizou que o documento apresenta inovações para a estrutura do currículo das unidades escolares e tem como grande diferencial inserir as características da regionalidade do Tocantins.  “Essa construção coletiva foi de suma importância para que pudéssemos repensar a educação com as especificidades do nosso Estado. É importante destacar também o trabalho dos redatores do Documento Curricular que agrega, além do conhecimento científico, a vivência do chão da escola e que forma as práticas que levam em conta a nossa região”, ponderou Adriana.

Para os municípios menores, o apoio da Seduc e a parceria firmada auxiliam na efetivação das mudanças propostas pela BNCC. “Como não temos um sistema próprio, a rede estadual tem facilitado isso para os municípios. Optamos por adotar o documento curricular do Estado com a liberdade de adequar o currículo das escolas à realidade do nosso município, valorizado assim a nossa região”, avaliou a secretária de Educação de Luzinópois, Sandra Sá.

Segundo o professor de Barra do Ouro, Fábio Jânio, quem vai trabalhar diretamente as mudanças em sala de aula precisa conhecer profundamente o documento. “Na nossa escola o documento curricular fica na mesa dos professores. Participamos das discussões e agora iremos trabalhar o currículo da escola, que é do campo, levando em conta os aspectos culturais e regionais ao redigir a proposta curricular”, disse.

Homologação

Mas para que o documento seja considerado oficialmente como norteador dos planejamentos pedagógicos das unidades escolares, a versão final com todas as contribuições precisa ser aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/TO), órgão regulador das escolas e currículos do Tocantins. A secretária executiva do Conselho Estadual de Educação (CEE), Joana D’arque, explicou como acontece a tramitação. “Aguardamos o recebimento oficial para iniciarmos a análise técnica. Após a apreciação do conselho pleno, ele será homologado pela Seduc e publicado no Diário Oficial. Uma vez aprovado, será o documento curricular oficial do território tocantinense para a educação infantil e o ensino fundamental”, enfatizou.

Assim como no Tocantins, os demais estados da federação e o distrito federal, apoiados pelo MEC e a Undime, estão realizando os encontros de implementação de seus respectivos documentos curriculares com o intuito de avançar na efetivação da BNCC em todo o País.