Conferência Municipal
Profissionais da Educação e Sociedade Organizada discutem melhorias no processo educacional
Publicado em: 29/11/2017 ás 12:41:00 Autor: Heliana Oliveira

Com o objetivo de avaliar as metas e o que já foi executado do Plano Municipal de Educação (PME) de Cariri do Tocantins, elaborado em 2015, os profissionais da rede municipal e estadual de ensino participam nesta quarta-feira, 29, da 3ª Conferência Municipal de Educação, que traz o tema “Monitoramento, Avaliação e Preposição de Políticas Públicas para a Garantia de Direito à Educação de Qualidade para Todos”.

Durante a abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Suzana Santos, destacou que debater a educação do município é sinônimo de discutir o progresso da cidade. Ela comentou que o maior desafio da educação atualmente não é apenas construir escolas e creches, mas mantê-las com qualidade de ensino e boa estrutura de atendimento. “Não adianta apenas ter as salas de aulas, a alimentação, mas é essencial ter a formação de professores, recursos tecnológicos. Tudo isso é necessário para que a escola funcione bem”, destacou.

Suzana comentou que outro grande desafio da educação é a inclusão com qualidade. Ela já solicitou ao Estado formação continuada aos professores que atendem aos alunos especiais, mas não obteve resposta. Destacou alguns avanços permitidos pela gestão municipal como, por exemplo, a inserção das professoras cuidadoras que auxiliam muito no processo de ensino/aprendizado.

A secretária enfatizou que o Plano Municipal de Educação (PME) é um mecanismo que a sociedade tem em mãos como um projeto mais participativo, que engloba mais interesses. “É necessário mobilizar os educadores para que eles tomem o plano como instrumento de trabalho”, enfatizou.

O prefeito Junior Marajó participou da abertura da Conferência e destacou a união de esforços para a realização do evento com foco principal de melhorar a educação de Cariri. “Tenho certeza que daqui sairão propostas que terão efeito muito positivo na educação da nossa cidade”, enfatizou.

Após a abertura do evento e apresentação do PME, os participantes se dividiram em grupos para leitura e avaliação dos sete eixos do Plano e elaboração de políticas públicas para a melhoria do ensino, que após aprovadas serão inseridas no Plano Municipal de Educação.

PME

Plano Municipal de Educação (PME) é uma política educacional que traz um conjunto de reflexões, ações, metas e prazos no campo educacional e deve responder às necessidades reais do município. As metas e ações devem ser centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo. O PME não é um plano de governo, limitado ao mandato, mas um plano de Estado com dez anos de duração.