Novas Experiências
Escola leva alunos para conhecer pontos históricos do Tocantins
Publicado em: 27/11/2017 ás 09:34:00

Com o objetivo de oferecer novas experiências aos alunos das duas turmas do 9º ano, a Escola Municipal Divina Ribeiro Borges realizou na última sexta-feira, 24, um passeio Geoturístico organizado pela professora de Geografia Andréa Luciano, que percorreu as cidades de Porto Nacional, Taquaruçu e Palmas.

Segundo a professora, esse passeio Geoturístico deu oportunidade aos alunos de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Nas nossas aulas, os alunos leram bastante sobre essas três cidades visitadas”, destacou.

Em Porto Nacional, eles visitaram o centro histórico onde puderam verificar os casarões, ter uma aula à parte sobre arquitetura e arte. Foi explanado sobre a influência dos jesuítas e da religião no contexto sociocultural da cidade. Sobre a arte, tiveram contato com a influência dos portugueses e turcos. Visitaram o museu e também tiveram uma aula sobre a construção da Arquidiocese. Além das visitas, os alunos ouviram uma palestra da professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Rosane Balsan.

Em Palmas, eles foram à Praça dos Girassóis onde conheceram o monumento aos 18 do Forte, que é uma obra em homenagem aos dezessete militares e um civil que se rebelaram em 1922 insatisfeitos com a República Velha. A escultura que carrega a bandeira à frente do grupo é uma homenagem ao tenente Siqueira Campos, líder do levante do Forte de Copacabana. Ainda na Praça eles visitaram o Memorial Coluna Prestes, uma homenagem pela passagem da Coluna Prestes pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. Foram ao Palácio Araguaia e ainda visitaram o Parque Cesamar.

Em Taquaruçu, os alunos foram ao Mirante e nas cachoeiras do Roncador e de Taquaruçu.

Conforme a professora, esse estudo fora da sala de aula foi muito proveitoso e uma experiência ímpar para os alunos que aprovaram o passeio. 

Notícias relacionadas