Facilitar o acesso à imunização de crianças e adolescentes é o objetivo da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação para aplicar as doses de vacina contra o HPV e Meningite C no público alvo. Nesta quarta-feira, 18 e quinta-feira, 19, as equipes da Saúde estão na Escola Municipal Divina Ribeiro Borges e Colégio Estadual Tarso Dutra vacinando meninas de 09 a 15 anos e meninos de 11 a 15 anos.

A coordenadora municipal da vacinação, Ângela Maria Ribeiro, destacou que as vacinas estão disponíveis no posto de saúde durante todo o ano, mas para atingir o público mais facilmente as secretarias fazem essa parceria. Segundo ela, devido à correria do dia-a-dia muitos pais deixam de levar os filhos para tomar as doses e por isso a importância da equipe ir até a escola. “Não tem desculpa para o público alvo não tomar a vacina”, relata.

Ângela ainda explica como funciona esse trabalho. “É feito um levantamento dos alunos matriculados na Escola e com essa informação verificamos o histórico vacinal para termos o controle de quem necessita da vacina e de qual dose”, explanou.

A secretária de Saúde, Maria Auxiliadora Aires, pediu aos responsáveis pelas crianças e adolescentes que não deixem de enviar o cartão de vacinação. Ela ainda comenta a importância desse trabalho e a conscientização dos pais sobre a necessidade da prevenção. “A imunização do HPV, que é feita em duas doses, é de suma importância nessa faixa etária para prevenir a possibilidade do câncer de colo do útero”, enfatiza completando que em Cariri do Tocantins os pais têm tido uma boa aceitação sobre essa imunização.

Clarissa Martins, de 09 anos, chegou à sala de vacinação com medo da agulha, mas disse que ia tomar porque sabia da importância da vacina. “Sei que dói, mas sei que tenho que tomar porque não quero no futuro ter câncer”, disse.

Ana Luiza Luciano, de 10 anos, tomou a segunda dose da vacina e disse ter gostado da facilidade por ter a vacina na escola, pois a primeira dose ela tomou em Goiânia e teve que ir a quatro postos de saúde para conseguir tomar a vacina.

A equipe pede aos pais que não enviaram o cartão de vacina nesta quarta-feira, não deixe de colocar na mochila do filho nesta quinta. Ressaltou também que caso haja alguma eventualidade pode procurar o posto de saúde qualquer dia da semana que a vacina está disponível.

HPV é o codinome do papilomavírus humano, um agente infeccioso que se instala na pele ou em mucosas e tem o poder maligno de provocar infecções, verrugas genitais e cânceres – como o de colo do útero e o de pênis.

Meningite C é um dos tipos de um perigoso processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Elas são causadas por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos.