Os idosos assistidos pelo programa “Vivendo Bem na Melhor Idade”, coordenado pela Secretaria da Assistência Social comemoram nesta terça-feira, 10, o dia do Idoso celebrado no último dia 1º. Duas vezes por semana acontecem os encontros do grupo, mas hoje o dia foi para festejar com uma programação bem variada. Eles foram recepcionados pela secretária da Assistência Social, Dayane Rodrigues, e pelo prefeito Junior Marajó.

Durante a manhã eles participaram de diversas atividades como alongamentos, sorteios de vários brindes, massagem relaxante e dançaram muito forró. Em seguida participaram de uma roda de conversa, onde cada um pôde falar das suas experiências e melhorias na saúde após a participação no grupo. Todos eles foram unânimes em afirmar que tiveram uma melhora significativa na saúde, alguns relataram que já não tomam mais remédios para dores, já conseguem dormir melhor, melhoraram a flexibilidade. Outros que afirmavam ter dificuldade para caminhar hoje não têm mais, outros já não sentem mais dores na coluna e todos ainda comemoraram a oportunidade de estar com os demais para interagir e fortalecer a amizade.

A secretária da Assistência Social, Dayane Rodrigues, afirmou estar satisfeita com o resultado desse trabalho e sonha que mais idosos participem para que também possam usufruir desses benefícios para a saúde. Ela ressaltou a importância desse programa no fortalecimento de vínculos e interação. “Muitas vezes os idosos que já passaram por tantas dificuldades, já trabalharam tanto, ficam em casa sozinhos e sempre carregando as preocupações com filhos, netos e, pelo menos nesse momento em que eles estão aqui, estão interagindo com os demais e esquecendo algum problema que possa existir e evitando um grande problema chamado depressão”, comentou destacando a paixão que tem em trabalhar com o público idoso.

Dayane ainda ressaltou que como esse programa só existe porque os idosos participam é importante que eles sugiram melhorias. “Se tem alguma coisa que vocês acham que tem que melhorar, vocês têm que falar para que possamos aplicar e estar tudo conforme o desejo de vocês”, destacou durante a roda de conversa.

O prefeito Junior Marajó comentou que vê com muita alegria a participação dos idosos nesse programa, como eles abraçaram esse projeto e como se sentem à vontade. “Nosso objetivo é cuidar de todos os públicos da nossa cidade e não podíamos deixar de ter um olhar atencioso aos que estão na melhor idade. Sabíamos que era desejo de muitos que houvesse uma programação voltada a eles e quando esse projeto foi apresentado pelo Educador Físico Francismar Oliveira não tivemos dúvida de que tínhamos que colocá-lo em prática e o que tiver que fazer para garantir melhor qualidade de vida a eles, faremos”, prometeu.

O Educador Físico Francismar Oliveira falou da alegria de estar com os idosos de Cariri do Tocantins e ver a evolução de cada um, seja na caminhada, ou, na realização de outros exercícios. Para ele é uma imensa satisfação ouvir de cada idoso as melhorias na saúde.

O evento também foi prestigiado pelos vereadores Ederson Soares e Cristovão Alencar que juntamente com o vereador Etevaldo Luciano colaboraram com os brindes distribuídos. Ederson e Cristovão parabenizaram ao prefeito, à secretária e ao professor que se dedicam a esse trabalho e, em especial, a cada idoso que participa semanalmente desses encontros visando a melhoria da qualidade de vida.

Programa

O programa Vivendo Bem na Melhor Idade é focado em atividades físicas para as pessoas da terceira idade, como alongamentos, musculação adaptada, caminhadas entre outras atividades, todas supervisionadas pelo Educador Físico Francismar Oliveira.