No último sábado, 07, foi realizado em Cariri do Tocantins, o dia D de vacinação contra a Raiva Animal. A campanha de imunização dos animais se estende até o final de abril. Quem, por algum motivo, não tenha levado seu bichinho de estimação ao ponto de vacinação não pode deixar de comparecer a unidade de saúde para receber a dose.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Auxiliadora Aires a imunização já vinha acontecendo na zona rural desde o dia 27 de março e deve finalizar até o dia 17 de abril. Ela ressalta que a vacina é a única maneira de prevenir o animal da doença que pode ser transmitida ao humano e ocasionar a morte.  A secretária também destaca a importância dos donos de animais não os deixarem soltos nas ruas e, que caso algum morador seja mordido por um animal, procure a unidade de saúde para avaliação médica e também imunização caso seja necessário.

No dia D foram vacinados 267 cães e 24 gatos. Segundo o Diretor de Vigilância em Saúde,  Leandro Evaristo da Silva, até o momento foram vacinados 642 cães e 177 gatos, e que a meta é imunizar 1986 animais, sendo 1496 cães e 490 gatos.  

Leandro ainda informou que no dia D foi realizado também teste rápido de Leishmaniose, distribuição de hipoclorito, além de informativos de combate ao Aedes Aegypti  e Leishamniose.