“Foi um ano muito desafiador. Nesse primeiro ano de mandato e de vida pública tivemos muitos obstáculos, e todos eles foram vencidos. Vim da iniciativa privada com o pensamento de mudar a forma de conduzir a gestão pública, e assim tenho feito, administrando com muita responsabilidade, com um grupo pequeno, mas muito eficiente”, destaca o prefeito de Cariri do Tocantins, Junior Marajó, ao avaliar seu primeiro ano de gestão.

O prefeito lembra que ao iniciar a gestão já se deparou com um grande problema, pois encontrou todos os computadores da prefeitura, das secretarias de Educação e Assistência Social formatados, não houve transição, o que dificultou o início dos trabalhos, além de dívidas como a da bolsa universitária, junto à Fundação UnirG, que ultrapassava R$ 75 mil. Esse programa atende alunos carentes com uma bolsa no valor de R$ 500. “Quando tomamos ciência dessa dívida, fomos a Fundação UnirG, negociamos essa dívida para garantir aos nossos alunos o direito ao acesso ao ensino superior. Pagamos essa dívida e hoje mantemos essa parceria com pagamento em dia para que nossos alunos ainda usufruam do desconto que a faculdade oferece”, explicou completando ainda que a gestão está pagando a negociação de dívidas com o INSS.

Outro grande problema também era a frota de maquinários que estava muito sucateada, inclusive, foi feito um leilão dessas máquinas, que os valores foram revertidos para a renovação da frota.

Educação

Na educação o prefeito logo que organizou a casa, concedeu um aumento salarial de quase 14% aos professores da rede municipal. Os educadores estavam há mais de cinco anos com os salários estagnados. Na época a notícia foi bastante comemorada pelos profissionais.

Aos alunos da Escola e da Creche, a gestão distribui gratuitamente novos uniformes, garantindo mais segurança e organização no meio escolar. Os professores tiveram mais abertura e apoio para trabalhar junto aos alunos com mais dinamismo e foram promovidos alguns passeios, como visita ao cinema em Gurupi e em pontos históricos do Estado como em Palmas, Taquaruçu e Porto Nacional.

Saúde

Na saúde, foram adquiridas com recursos próprios duas ambulâncias completas, além de dois carros e cinco motocicletas para os agentes de saúde.  Durante todo o ano foi mantida a equipe médica no Programa Saúde da Família, tanto na área urbana como rural, e também na Unidade de Saúde Prisional.

A realização de exames também ocorreu de maneira regular, duas vezes por semana, sendo que para 2018, a expectativa será de realização todos os dias. As ultrassonografias também aconteceram de maneira regular. Alguns exames que não são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde custeou a realização deles, como por exemplo, dopller de membros inferiores e eletroneuromiografia.

Os exames de Raio-X, por um período, foram suspensos pelo SUS e nesse intervalo eles não deixaram de acontecer, pois a Secretaria custeou, por meio de uma parceria com um hospital particular de Gurupi.

Também foi implantado o prontuário eletrônico para melhor atender o paciente; foram adquiridos equipamentos de escritório para atender a demanda da pasta, foram distribuídos uniformes aos profissionais que atuam no programa Saúde da Família e aos agentes comunitários. Foram investidos R$ 120 mil na compra de equipamentos para o atendimento de pacientes.

“Foram muitas ações na secretaria de Saúde, pois entendemos que as pessoas que procuram o atendimento de saúde necessita tê-lo com qualidade. A pessoa quando vai ao posto de saúde, muitas vezes já vai fragilizada e lá ela tem que ser bem atendida. E aquela a assistência que não é da competência do município damos todo o suporte para a nossa referência que é Gurupi”, destacou.

Assistência Social

Na área da Assistência Social, os caririenses tiveram a oportunidade de profissionalização por meio de cursos variados na área da culinária, em parceria com o Senac. Foram ofertados cursos sobre técnicas de bolos, tortas e doces para festas; salgadeiro, cozinha contemporânea. Ao final de todos os cursos os participantes foram certificados.

Outro grande benefício ofertado pela secretaria da Assistência Social foi a implantação do Programa Vivendo Bem na Melhor Idade, que atende idosos. O programa funciona com participação dos profissionais da Educação Física, Assistência Social, Psicologia entre outras áreas.

Os encontros acontecem duas vezes por semana no Balneário Municipal, focado em atividades físicas para as pessoas da terceira idade, como alongamentos, musculação adaptada, caminhadas entre outras atividades.

Infraestrutura

A infraestrutura da cidade também deixava muito a desejar e as máquinas iniciaram um processo de operação tapa-buraco melhorando o tráfego na área urbana. As vias que dão acesso à zona rural também receberam melhorias.

Os moradores da zona rural que sofreram com a estiagem receberam assistência com a distribuição de água para a plantação e animais e também água potável. As máquinas estiveram à disposição dos produtores para a gradagem da terra.

“Foi um ano dinâmico, e para 2018, nossa expectativa é de muito mais realizações. Esse primeiro ano foi para organizar, agora estamos prontos para o desenvolvimento. Temos acesso aos nossos parlamentares que muito tem nos auxiliado. Sempre digo que todos aquelas propostas apresentadas em campanha, estão guardadas e me lembro de cada uma e elas não ficarão apenas no papel, elas serão executadas, isso todos podem ter certeza”, finaliza.