Há oito meses os idosos de Cariri do Tocantins têm vivido uma rotina diferente. Atividades lúdicas, esportivas e de saúde tem movimentado as terças quintas-feiras deles no programa “Vivendo na Melhor Idade”.  Nessa quinta-feira, 26, foi realizado o fechamento das atividades do mês de abril com ginástica, massagem, dinâmicas e a comemoração dos aniversariantes do mês.

Segundo o professor do Programa, Francismar Oliveira, os encontros são uma maneira de cada participante interagir e as atividades oferecidas como caminhadas, musculação adptadada e jogos ajudam eles a terem uma melhor qualidade de vida. “Alguns deles estavam deprimidos e hoje o quadro é outro. Temos uma equipe multidisciplinar que auxilia nesse projeto tudo em prol da terceira idade”, comentou.

Vera Lúcia Morais, de 68 anos, participa do “Vivendo na Melhor Idade” desde o início e conta que as atividades são prazerosas, que o projeto é muito bem elaborado e executado por uma equipe comprometida e tem dado resultados positivos aos participantes. “Esse trabalho que integra o corpo e a mente faz um bem para nós, pois aqui esquecemos dos problemas, evitamos a depressão e melhoramos as nossas condições físicas. Eu, por exemplo, é quem faço tudo na minha casa e a noite eu me deito sem nenhuma dor no corpo, isso porque estou aqui realizando essas atividades, ou seja, esse projeto trouxe qualidade de vida para nós”, destacou.

Os idosos também enfatizam que o programa é uma ferramenta para o estabelecimento de vínculos afetivos, pois nos encontros todos conversam entre si, brincam e trocam experiências.

Durante o encontro, a psicóloga Andréia Prevedello, realizou a dinâmica da autoimagem, em que eles se surpreendiam ao olhar a tampa de uma caixa em que estava um espelho e tinham que relatar o que estavam vendo. Seu Luís Alves, foi um dos que se olhou e disse ver um homem idoso, mas feliz, que tem qualidade de vida, que procura estar em paz com a esposa e que como não pode voltar à juventude procura viver bem e feliz essa fase da vida.