A Escola Municipal de Cariri do Tocantins, Divina R. Borges, realizou na tarde de quarta-feira (21), palestras e apresentações em homenagem ao dia da Consciência Negra. Foram reunidos todos os alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e as apresentações ficaram por conta dos alunos da escola.

No periodo da tarde foi feita uma apresentação de teatro de fantoches, pelo 9° ano. Os alunos do 2° ano cantaram a música, Olhos Coloridos, canção que é considerada um símbolo do orgulho negro no Brasil. O 3° ano cantou a música, Banaha, canção folclórica originária do Congo que evidencia e exalta a cultura africana. O 4° ano fizeram uma exposição de cartazes sobre as personalidades negras da história do Brasil, o 4° também cantou a música Raiz de Kunta Kintê, na qual retrata a luta dos escravos por liberdade e pelo direito dos negros a serem respeitados e valorizados.

E para finalizar o evento os alunos do 8° ano cantaram a canção “Irá Chegar” e o grupo de capoeira de Gurupi, Luandê, se apresentaram para todas as crianças.