Para difundir os conhecimentos sobre as cinco regiões do Brasil e promover experiências inovadoras aos alunos da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, é que foi promovida nesta sexta-feira, 06, a Feira de Alimentação na unidade escolar, aberta à comunidade em geral.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, Cleydiane Pereira, o evento procedeu após dias de atividades em sala de aula em que alunos e professores trabalharam as temáticas de cada região. Ela comemora a participação efetiva da comunidade e integração, tanto antes como durante a Feira.

Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação, Solange Santana, destacou que esse trabalho faz parte do Plano Nacional e Municipal de Educação e parabenizou o empenho dos professores e a participação dos alunos e pais. “Esse evento é uma grande oportunidade de cada um de nós aumentar o nosso aprendizado. São ações como essas, que envolvem professores alunos e comunidade em geral, que queremos, pois amplia a qualidade de ensino”, destacou.

A nutricionista da Escola, Girlania Santana, comentou que o evento promove a reflexão sobre a valorização dos alimentos  e alerta os alunos e família sobre a importância de ingerir os alimentos naturais e regionais. Ela ainda destacou que incentivar a ingestão desses alimentos é a melhorar a saúde.

A diretora da Escola Neilma Carvalho, comentou que durante duas semanas os temas foram trabalhados em sala de aula envolvendo todas as disciplinas. Segundo ela, os professores buscaram adequar dentro das disciplinas algo sobre os alimentos, como por exemplo, o valor nutricional e o nome cientifico dos frutos.

Participação

A dona de casa, Silvana Machado, visitou a feira para acompanhar o filho, Italo Machado do Jardim II. Ela diz ter aprovado o trabalho porque dá a oportunidade às crianças de conhecer alimentos que não fazem parte do cardápio deles. “Uma ótima iniciativa”, parabenizou.

Wesley Rocha, do 8º ano, afirmou ter gostado de saber um pouco mais sobre a cultura de outras regiões e que iria experimentar todos os pratos.

Marcony dos Santos, do 9º ano, afirmou que diversas comidas apresentadas não eram conhecidas por ele e que essa Feira estava dando a ele a oportunidade de ampliar seu conhecimento e paladar.

A feira ainda contou com a apresentação de danças típicas de cada região apresentada pelos alunos das turmas do Jardim e visitação às salas onde estavam sendo expostas os alimentos das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste e também degustação dos pratos.