Em Cariri do Tocantins as pessoas diagnosticadas com hipertensão e diabete são acompanhadas pelo programa Hiper Ativo que desenvolve diversas atividades que oferecem melhor qualidade de vida. Toda semana o grupo se reúne e nesta sexta-feira, 27, foi o dia de apresentar o programa “Classificação de Risco Cardiovascular”,  que segundo a médica Carolina Lemos, será desenvolvido para melhorar ainda mais o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, além de minimizar o número de internações por doenças crônicas; conhecer o perfil dos pacientes crônicos do município e oferecer suporte adequado, diminuindo o número de mortes por doenças cardiovasculares e estabelecer o cuidado continuado das doenças crônicas.

Na abertura da programação a secretária de Saúde, Maria Auxiliadora Aires, destacou que cada conquista da Secretaria é sempre com o foco de melhorar a atenção ao paciente e que a luta da equipe é diária para que os objetivos sejam alcançados para oferecer serviços de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Junior Marajó participou do momento e parabenizou os particpantes do Projeto, pois estão preocupados com a própria saúde, assim como ele e toda equipe, por isso busca oferecer mecanismos de trabalho para que os caririenses tenham um serviço de qualidade. Destacou que a gestão está aberta a sugestões, pois o objetivo é sempre melhorar o acesso aos serviços de saúde.

Durante a programação foi feita a entrega de materiais como lençóis para macas e leitos, camisolas femininas e masculinas, um notebook para o conselho Municipal de Saúde, e participantes do grupo ainda receberam brindes.

Na programação, como semanalmente, foi feita a aferição da pressão arterial e teste de glicemia e ainda a aplicação da vacina contra H1N1.