Fechando a programação festiva do 27° aniversário de Cariri do Tocantins, neste domingo, 18, o prefeito Junior Marajó juntamente com a secretária municipal de Saúde entregou à população caririense diversos benefícios à saúde. A secretaria recebeu para melhor atender o público, uma ambulância de resgate modelo Amarok; dois veículos de passeio (gol e voyagem); cinco motocicletas e capacetes, para os agentes comunitários de saúde da zona rural; nove bicicletas, para os agentes de comunitários de saúde e de endemias da zona urbana;  tabletes, bolsas e mochilas para os agentes comunitários de saúde, novos equipamentos de segurança para a coordenação de  vigilância sanitária, sapatos de segurança para o desempenho das atividades dos auxiliares de serviços gerais. E anunciou a entrega nos próximos dias de uma mini van para transporte de pacientes que fazem hemodiálise.

O prefeito destacou a alegria de poder comemorar o 27° aniversário da cidade entregando tantos benefícios à comunidade. Segundo ele, as comemorações não podem ser apenas festivas, mas também tem que ter algo que fique para a população. “Tenho uma grande preocupação com a saúde do nosso povo. Essas entregas de hoje trarão muitos benefícios para a nossa população, pois vai agilizar os serviços de assistência. Fiz um compromisso de cuidar da saúde da nossa gente e com o trabalho de toda a equipe temos realizado isso”, destacou agradecendo pela dedicação de todos os servidores que estão empenhados para o desenvolvimento de Cariri do Tocantins.

A secretária de Saúde Maria Auxiliadora Aires falou da alegria dessa conquista para a saúde, dos avanços e fortalecimento do Sistema Único de Saúde de Cariri. “Sabemos que temos muito a conquistar, mas esse momento aqui vai fazer o diferencial na nossa caminhada e isso só possível devido ao apoio do prefeito que não mede esforços para trazer os benefícios, da comunidade que acredita no sistema de saúde de Cariri e da nossa equipe que trabalha com muita dedicação para ofertar um bom atendimento e isso fortalece o sistema que estamos construindo. Vocês podem ter certeza que Cariri será exemplo na saúde para o Estado do Tocantins graças à gestão comprometida que temos”, enfatizou.

Maria Auxiliadora adiantou que nos próximos três meses será ampliada a Unidade Básica de Saúde da Família, será iniciada a reforma e ampliação da unidade básica, conhecida pelos moradores como hospital, e também será iniciada a construção da unidade básica de saúde rural.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, Vânio Rodrigues, prestigiou o evento e parabenizou o prefeito pelas entregas. “A saúde é o nosso maior bem. Quando vemos gestores envolvidos em oferecer uma saúde de qualidade ele demonstra que não enxerga somente números e despesas, mas vê como investimento e o maior investimento que um gestor pode fazer é em pessoas”, destacou.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Ederson Soares, parabenizou o prefeito pelo empenho em fazer uma saúde cada vez melhor, por a cada dia oferecer um atendimento de qualidade da forma como a população merece. “Tenho certeza que nossa saúde está no mesmo nível do sistema privado. A equipe da Saúde tem esse mérito”, destacou.

Mais obras

O prefeito também anunciou que fará a entrega, ainda este mês, de 40 mataburros de concreto na zona rural, benefício que vai melhorar o transporte tanto o escolar quanto o dos agricultores.

Ele anunciou que no próximo mês será licitada a reforma da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, que custará aos cofres municipais R$ 800 mil. “Já estamos com o projeto pronto e será custeado com recursos próprios”, enfatizou.

Junior Marajó assegurou também que logo será realizado um grande sonho da população caririense que é o asfalto do setor Planalto. Ele afirmou que o recurso para essa obra já está em conta e para iniciar aguarda apenas a liberação de uma pendência jurídica. Ele também destacou o trabalho que vem sendo realizado para a liberação da rede de água dos setores Primavera e Novo Horizonte.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Edinho Fernandes, prestigiou o evento, parabenizou o prefeito pelos investimentos na saúde e na qualidade de vida das pessoas e anunciou que na próxima quinta-feira, 22, assinará juntamente com o governador Marcelo Miranda, a ordem de serviço para a instalação da rede de água dos setores Primavera e Novo Horizonte. “Serão mais de 6km de distribuição de rede de água que beneficiarão cerca de 400 lotes”, assegurou.

Anunciou também que em março o município receberá o programa “Educa Sanear” programa de educação ambiental, ocasião de orientação sobre o uso de água, queimadas, preservação das matas e nascentes.