Facilitar o acesso aos atendimentos oferecidos pela gestão municipal e abertura do diálogo são alguns dos objetivos do Programa “Cariri Rural – Produtor Valorizado”, realizado neste sábado 21, no  Projeto de Assentamento Coimbra, onde moram cerca de 160 famílias.

Na abertura do evento, o prefeito Junior Marajó, agradeceu aos assentados por terem aceitado o convite para participar dessa ação que levava tantos benefícios a eles. Lembrou que uma das suas propostas de campanha era realizar uma gestão perto das pessoas e ações como essas promovem esse tipo de administração. Segundo ele, esse compromisso de fazer uma gestão baseada no diálogo será sua missão até o último dia de governo. Inclusive, foi improvisado um gabinete e durante todo o dia o prefeito recebeu os moradores individualmente para ouvir as principais demandas daquela região.

O evento que contou com atendimentos como consultas médicas, entrega de medicamentos a quem passou pela consulta, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, atualização do cartão de vacina, pesagem para o programa Bolsa Família, orientações de saúde bucal, entrega de hipoclorito, administração de vitamina A aos menores de 05 anos, corte de cabelo, manicure, design de sobrancelha, esclarecimentos sobre leishmaniose e barbeiro,  palestras ministradas pelos consultores do Sebrae e Ruraltins, entre outras atividades, aconteceram no barracão da Igreja São Sebastião.

Atendimentos

O Programa foi aprovado pela comunidade que além de participar das palestras voltadas à agricultura familiar e a sustentabilidade do meio ambiente, também aproveitou as demais atividades como é o caso do senhor Eristides Inocêncio Ferreira, que mora no Coimbra desde o ano 2000, e cortou os cabelos. “Gostei dessa Iniciativa do prefeito de nos oferecer sem cobrar nada esses atendimentos”, destacou.

Quem quis dar uma melhorada no visual foi Sonia Maria Gomes que aproveitou para fazer a sobrancelha e a unha. “Recebi o convite e não podia deixar de participar, e já que estou aqui aproveitei para me embelezar”, comentou.

Os atendimentos de saúde também foram bastante requisitados. O senhor Jair Alves, fez questão de conferir se a pressão arterial estava regular. Ele comentou que muitas vezes fica difícil ir à cidade procurar atendimento de saúde se não estiver sentindo nenhuma dor. “Temos que estar avaliando e essa ação auxilia nisso, principalmente, para nós que não temos tanto tempo assim”, enfatizou.

Dona Maria de Lourdes Silva estava sentindo palpitações e ansiedade desde o dia anterior ao programa e aproveitou que dois médicos estavam atendendo e consultou-se. “Gostei bastante. O médico muito atencioso, receitou os medicamentos, e alguns já até peguei aqui gratuitamente”, expôs.

Crianças

Para as crianças foi destinado um local organizado pela Secretaria Municipal de Educação para o incentivo à leitura. Diversas crianças passaram no cantinho da leitura e conheceram as histórias nos diversos livros disponíveis.

A secretária de Educação, Suzana Santos, destacou a importância de apresentar o universo dos livros aos pequenos e incentivá-los à leitura, pois por meio dela, eles desbravam outros mundos e se saem melhor na escola.

Principal Demanda

O prefeito Junior Marajó ouviu dezenas de moradores do Coimbra e a maior reclamação deles foi sobre a escassez da água. Embora a prefeitura já esteja auxiliando os moradores com o abastecimento de água potável e também para animais e plantações, o prefeito enfatizou que se reunirá com sua equipe para encontrar mais uma maneira de atender essa necessidade.

Parceiros

O evento organizado pela Prefeitura por meio das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Educação, Assistência Social e das diretorias de Meio Ambiente, Agricultura e Cultura, teve o apoio do Sebrae, do Ruraltins e Agência Tocantinense de Saneamento.