A Prefeitura Municipal de Cariri do Tocantins por meio do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e a Secretaria de Saúde, realizaram na tarde de sexta-feira (21), uma campanha contra o suicídio (Setembro Amarelo) na feira do município.

O objetivo é alertar e conscientizar as pessoas do risco que vários problemas podem resultar nessa decisão. E no Brasil o número de suicídios aumentou 12%, segundo dados do Ministério da Saúde. A análise foi feita pela pasta entre os anos de 2011 e 2015, e esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos.

O que é o setembro Amarelo?

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

No local uma equipe da saúde fizeram testes de aferição de pressão e de glicemia.